Monday, June 01, 2009

Trabalho de DG & EFEB.A progressão da aprendizagem no ensino fundamental.Textos base.Administrar a progressão das aprendizagens .Perrenoud, 2000,p. 41-54.Novas competências profissonais para ensinar.Perrenoud,Porto Alegre , Didática . 14-20.Lei de Diretrizes e Bases da Educação NacionalConstituição Brasileira de 05 de outubro de 1988, 9394/96Com base em abservações do esquema educativo brasileiro, diria Latino Americano, Caniato*, cria um personagem tipo , Joãozinho da Maré, para ilustrar sua percepção da defasagem sofrida por educadores e educandos na conquista do conhecimento ciêntifico , tornando essa empreitada apenas emprego do reprodutivismo de crendices peseuciêntificas impostas de maneira dogmática pelo sistema educacional.1*. Caniato - Ato de fé ou busca pelo conhecimento.Para o estudo da tese construída por Caniato utilizaremos três textos base.Administrar a progressão das aprendizagensPerrenaud apresenta uma orientaçãi para uma nova percepção da relação entre educação, educador e educando. Para tal, o pesquisador demosntra novas competências que ele julga de suma importancia para o ofício, que tem se tornado cada vez mais duro, de apresentar um mundo novo ao educando e , principlamente, torná-lo interessante. Contestando metódos antigos de educar reflete sobre novos estigmas sociais e propõe uma explanação sobre o tema considerando alguns importantes tópicos;
Conceber e administrar situações-problema , ajustadas ao nível e às possibilidades.
Adquirir uma visão longitudinal dos obejetivos do ensino.
Estabelecer laços com a teoria subjacentes às atividades de aprendizagem
Observavar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abrodagem formativa.
Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.
Rumo à ciclos de aprendizagem.
Também de Perrenaud.
Novas competências profissionais para ensinar.
Capítulo específico do estudo de Perrenaud , onde são estruturadas dez famílias de competências, no que ele considera essencial para a formação de qualidade no que diz respeito ao educador do ensino fundamental:
1- Organizar e dirigir situações de aprendizagem;
2- Administrar a progressão das aprendizagens
3 - Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.
4- Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho
5- Trabalhar em equipe.
6- Participar da administração da escola.
7- Informar e envolver os pais.
8- Utilizar novas tecnologias.
9- Enfrentar os dilemas e os deveres éticos da profissão .
10 - Administrar sua própria formação contínua.
E como administrar essas competências em desníveis sociais, respeitando a praxis e os elementos que a permeiam.
O texto Ato de fé ou busca pelo conhecimento, a personagen criada Joãozinho é impedido de expressão seu raciocínio lógico em uma das únicas aulas que ele ainda tinha interesse de assistir. Desistimulado pela professora que como funcionária do sistema era lograda pelo mesmo a não subverter a ordem social a qual fora inserida, desta maneira perpetuando o dominio de uma classe sobre a outra.Contudo a singularidade do caso do garoto trouxe à tona diversos questionamentos que haviam sido omitidos até o fato . Respeito às condições de ensino-aprendizagem, relação com o meio e espírito crítico ciêntifico , tornaram-se pauta da especulação , mesmo que particular, da professora , dos alunos e do próprio João, todos personagens tipo, para abranger o ensino e nivelar a estrutura, tornado-o metáfora.
Relacionando a estrutura de orientação educacional proposta por Perrenaud com a crítica dirigda por Caniato temos como aspectos mais importantes os fragmentos a seguir:
"Talvez[...] Joãozinho era um sobrevivente de nosso sistema educacional .Joãozinho ainda não perdeu aquela vontade de saber os "como " e os "porquês".[...]"
O trecho acima é paradoxal ao sistema adequado , segundo Perrenaud, portanto faz uma crítica negativa ao sistema educacional .Para Perrenaud ;"Envolver os alunos em sua aprendizagem ; suscitar o desejo de aprender , e explicar a relação com o saber o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criança a capacidade de auto avaliação" é de suma importancia para a capacitação do ensino de qualidade.
Na crítica fictícia de Caniato essa percepção é negligênciada várias vezes.
Ainda podemos notar o Trecho:
[...]"Não há curiosidade que aguente àquela "decoreba" sobre corpo humano , por exemplo".
Ecplicitando a necessidade de uma nova percepção da educação que não a reprodutivista- conteudista, uma verdadeira forma didática que tranforme o conhecimento em competência . Que para Perrenaud é o uso que o indíviduo faz do conhecimento adquirido.
No trecho:
"A essa altura a professora não se sentia tão segura do que havia dito . A insistência , naturalpara Joãozinho já começava a prvocar uma certa insegurança na professora ".
O critério disposto por Perrenaud de domínio da Matriz Diciplinar também é desrrespeitado , pois a educadora não consegue estabelecer relações reais com o conteúdo negligênciando também a seguinte orientação: Administrar sua própria formação contínua; saber explicar as próprias práticas.
A professora da história funciona como ferramenta de subverção de pensadores , transformando seres em objetos fixos e incapazes de formular um pensamento critíco a respeito da ciência ou do mundo.
"Podemos estar tão habituados a repetir as mesmas coisas que já nem nos damos conta de que muitas destas coisas podem ter sido simpesmente acreditadas" [...]
A professora no entanto nem pode perceber que ela própria havia sido lograda aportunamente à tarefa que desepenhava mesmo sem querer tão bem exercida,mesmo que de forma inadequada: ensinar como um Ato de fé.
[...]"Como eu posso ter aprendido coisas evidentemente tão erradas ? Como nunca me ocorreu sequer uma dúvida sobre isso ?"[...]
Sem preceber que ela própria tinha sido domada pelo sistema educacional.
Contudo, considerar o sistema como " Um mal a ser combatido" seria também um erro, pois o sistema é feito e adequado por nós, assegurando o ensino de qualidade para onível fundamente ea extensão da obrigatoriedade ao ensino médio. Tendo cada cidadão a educação como direito público subjetivo.
Ainda, assegurado o respeito aos eixos de progressão de ensino,( horizontal ou vertical) garantida a educação de qualidade a qualquer um que não a possua, e a possível mantensão do indivíduo em processo de aprendizagem ( 9394/96 LDB)
Contudo a percepção da lei não basta sem que o educador se comprometa a ser peça fundamental do processo de educação, transformando assim o meio e ele próprio.

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